quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PROJETO DOM HELDER CÂMARA - do Governo Federal




O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, tem um projeto que objetiva fortalecer a Reforma Agrária e a Agricultura Familiar no semi-árido nordestino,e também investir na articulação e organização dos espaços de participação social.

ACESSE E CONHEÇA: http://www.projetodomhelder.gov.br/


O Projeto Dom Helder Camara é um acordo de empréstimo entre o Governo Brasileiro/Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário/FIDA. É uma experiência exitosa, porque além de desenvolver ações estruturantes para fortalecer a Reforma Agrária e a Agricultura Familiar no semi-árido nordestino, investe efetivamente na articulação e organização dos espaços de participação social.

Neste sentido, os agricultores(as) familiares e os (as) assentados (as) da reforma agrária, através dos Comitês Territoriais e do Comitê Gestor, discutem suas necessidades, opinam sobre as possibilidades e definem ações prioritárias que possam alterar, significativamente, o rumo de suas vidas. As ações complementares de educação, saúde, capacitação, produção, comercialização, serviços financeiros, gênero e etnia, desenvolvidas pelo Projeto são fundamentais, pois os homens e mulheres do campo são profundos conhecedores dos problemas que lhes afetam secularmente.

O Projeto Dom Helder Camara investe, sobretudo, no Protagonismo por Excelência, o que significa construir e exercitar cidadania. A riqueza desse processo e suas conseqüências só o tempo poderá afirmar, porque as questões sociais não são matemáticas.

O compromisso do Projeto Dom Helder Camara é o de ensinar e de aprender, fazendo. Aprender a construir pluralidade na diversidade. Romper com a verticalização do planejamento e do monitoramento, estimulando a participação ativa, o trabalho com tranqüilidade e qualidade, investindo na complementaridade e no desenvolvimento da autonomia dos sujeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário