quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DOM HELDER CAMARA: “SINFONIA DOS DOIS MUNDOS” - por Geraldo Frencken

Dom Helder, na sua constante preocupação com a grande problemática da miséria que assola mundo, nos deixou um belo texto titulado de “Sinfonia dos dois mundos”. Esta obra literária foi musicada pelo compositor suíço Pierre Kaelin.

“Quem vai ganhar, homem, meu irmão, o mundo do bem ou o mundo do mal?”

Esta é a pergunta instigante que Dom Helder nos faz neste seu texto tão expressivo e questionador, embora escrita antes da virada do século, mas ainda atual para os nossos dias e para a realidade na qual estamos inseridos.
Porém, atenção! Não foi Dom Helder o primeiro a colocar-nos diante desta terrível questão.
Encontramos a mesma temática nas primeiras páginas do Antigo Testamento, onde vemos os textos conflitantes entre, de um lado, os capítulos 3, 4 etc., apresentando todas as formas do mal que vivemos e, do outro lado, os primeiros dois capítulos que apresentam a proposta do Paraíso. Interessante é observar que muitas outras culturas, tanto ocidentais, como orientais, se interrogam em seus mitos da criação a respeito das mesmas questões:
 qual a origem do bem e do mal?
 como podem co-existir o bem e o mal?
 sobre quem cai a responsabilidade pelo bem?
 sobre quem cai a responsabilidade pelo mal?

No primeiro momento da obra, Dom Helder louva e agradece a Deus “pela audácia de ser Criador”. Em seguida, coloca o homem no centro da criação, nascendo o próprio Deus feito homem dentro do universo criado por Deus. Mas, logo em seguida, o Dom nos questiona: “O balanço que podemos fazer do mundo, 2000 anos após o nascimento de Jesus, é terrível!”.
Tendo colocado a problemática, o Profeta Helder interroga toda a humanidade, a fim de que esta se conscientize sobre a sua responsabilidade, devendo, porém deixar guiar-se pelo “espírito que sopra” e que faz com que “os fracos descubram que eles se tornam fortes e invencíveis na medida em que se unem!” No mesmo momento, contrário a este espírito do bem reina um terrível “espiral de violência”, gerando o mal pelo mundo afora.
Na última parte da obra, o pastor Helder nos alerta para que tenhamos sempre esperança, pois “mais negra a noite, mais bela é a Aurora, porque o Espírito sopra no meio da noite!”

O questionamento de Dom Helder nos atinge a nós todos. Ninguém pode dizer: “Isso não é comigo!” Como verdadeiro Profeta, o Dom da Paz não se dirige a nós com perguntas teóricas, mas nos coloca diante de questões reais que precisam de respostas adequadas, relevantes e urgentes, a fim de que acordemos e não sejamos cristãos apenas esquentando os bancos das nossas igrejas.
Ainda bem que Helder nos chama de “homem, meu irmão”, porque se não fossemos irmãos e irmãs, tudo já estaria perdido!
Na segunda-feira próxima, dia 28, no Seminário da Prainha (sala 20), às 18:30h, podemos conhecer de perto a “Sinfonia dos dois mundos” de Dom Helder Camara.


Geraldo Frencken (membro de “O GRUPO”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário