quarta-feira, 7 de outubro de 2009

“Salve, Ivone, salve(-nos)!”



Soneto comemorativo de sua passagem por Fortaleza por ocasião da Semana “Dom Helder Camara” e do 1º Seminário de Teologia Feminista /2009

Foi graça de dom Helder ter chegado a Fortaleza mulher que abrilhantou do centenário a Semana. Da liberdade de pensar, da fé e da firmeza sublime testemunho deu esta pernambucana! Um feminismo bem cristão iluminou a noite em que se abrigam há séculos os guardiões do Templo... Que freira mais danada: ela aplica o açoite no lombo dos machistas...foi Jesus que deu o exemplo!
Como um vendaval passou por nós a profetisa ! Mas, ninguém a viu gritar ou pôr o dedo em riste... Séria, até serena quando julga e analisa, forte e apaixonada quando exige e insiste! Qual abalo sísmico ecoa sua tese: “Tradições de homens só não valem mais a pena!” Repensar o dogma, refazer a catequese, dando voz e vez ao Feminino na arena!
Eis alguém que revigora nossa teologia já cansada, estéril, vinculada a conceitos que por patriarcas, pais e padres foram feitos.
Finalmente alguém na Igreja que não só copia frases de encíclicas, que com coragem rara enfrenta a “Pirâmide”: Ivone “Che” Gebara!
Salve, Ivone, salve!

Fortaleza, 06 de outubro de 2009 Carlo Tursi, teólogo e membro de “O Grupo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário