quinta-feira, 8 de outubro de 2009

“A EXPERIÊNCIA ENSINA O BISPO”




“A EXPERIÊNCIA ENSINA O BISPO”

Já está à disposição o livro, pequeno em tamanho, mas grande em coragem e franqueza, “A experiência ensina o bispo” de Dom Clemente Isnard, O.S.B. . O bispo emérito de Nova Friburgo nos apresenta, em quatorze pequenos capítulos, aspectos da vida interna da Igreja, que merecem avaliação, um olhar crítico, uma reflexão. Dom Clemente nos fala a respeito da “Eleição do Papa”, da função dos “Bispos Auxiliares”, dos “Monsenhores” e demais “Títulos honoríficos”, sobre “O Medo e o carreirismo” presente no meio e clero e assim por diante. Recebe muito destaque o nosso querido Dom Aloísio Lorscheider, de quem são citadas muitas passagens do seu livro-entrevista “Mantenham as lâmpadas acesas” (organizado pelo “O GRUPO” e editado pela UFC, 2008), mostrando como os dois bispos estão numa mesma linha avaliativa a respeito da vida da Igreja.

Embora sob protestos de alguns setores da Igreja, Dom Clemente lançou este seu segundo livro em Recife (agosto), Rio de Janeiro (setembro). O lançamento na nossa cidade aconteceu no dia 01 de outubro último. Dom Clemente não pode fazer-se presente naquela última noite da “Semana Dom Helder Camara”, pois se encontrava doente em Recife, mas o seu secretário, Padre José Romero Freitas, veio representá-lo. Somente nesta noite foram vendidos 85 exemplares. Nós, “O GRUPO”, a comissão organizadora da Semana Dom Helder Camara e muitos presentes, assinamos uma carta, mostrando nossa solidariedade ao Dom Clemente (veja a carta logo abaixo).

O livro pode ser adquirido com Carlo Tursi e Geraldo Frencken nas segundas-, quartas- e quintas-feiras no Seminário da Prainha entre 17:30 e 18:30 h., através do endereço eletrônico de “O GRUPO”: ogrupo2@yahoo.com.br, e na:“TABERNA LIBRARIA”
(Rua Coronel Alves Teixeira, 2090 - Dionísio Torres)
09:00 hs às 12:00 hs e 14:00 às 17:30 hs (segunda a sexta)
09:00 hs às 12:00 hs (sábado)
taberlib@matrix.com.br
www.tabernalibraria.com.br



Caro Dom Clemente,

A paz esteja com o senhor!
Nós, suas amigas e seus amigos de Fortaleza, desejamos, antes de tudo, que o senhor possa gozar de boa saúde.

Como seu primeiro livro, também o segundo está sendo muito bem recebido entre nós. Podemos afirmar que ele tornar-se-á assunto de estudo para muitos. Através de seus escritos, o senhor nos ajuda a aprofundarmos a nossa reflexão a respeito da distinção entre a Igreja arquitetada pelos homens e a Igreja desejada por Cristo, aquela que se constrói sobre a pedra dos valores evangélicos.

Dom Clemente, estamos unidas e unidos ao senhor e desejamos que seus dias sejam de paz, tranqüilidade e felicidade.

Enviamos o abraço em Cristo do povo em marcha na caminhada “AI DE MIM SE EU ME CALAR!”.

Fortaleza, 02 de outubro de 2009, dia de encerramento da “Semana Dom Helder Camara”.

(seguem 82 assinaturas, coletadas ao término da caminhada)



Vale a pena conseguir este livro e refletir seu conteúdo com outras pessoas, buscando ser mais criterioso(a) a respeito de tudo aquilo que é considerado “normal” na nossa Igreja.

Geraldo Frencken (teólogo e membro de “O GRUPO”)

Confira também no site da AnotE - www.anote.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário