terça-feira, 6 de outubro de 2009

OS DEZ MANDAMENTOS

Os 10 “Mandamentos” da Indiferença e da Hipocrisia

I. Não guardarás, por muito tempo, a memória perigosa de mártires e perseguidos por causa da justiça: pois, o momento deles passou (graças a Deus!) e hoje já não temos mais necessidade de heróis!
II. Colocarás, no entanto, por ocasião de um aniversário de morte de um profeta ou mártir, flores no seu túmulo, acenderás uma vela diante de sua imagem e participarás de uma sessão solene em homenagem dele ou dela. Manterás a aparência, aconteça o que acontecer...
III. Não ti permitirás pensar muito na situação dos sofredores deste mundo, pois tal pensamento iria te deprimir e te impedir de pensar nas coisas boas da vida. “Alegrai-vos!” recomenda, aliás, a Sagrada Escritura...
IV. Evitarás lugares tristes e perigosos como favelas, hospitais, penitenciárias e manifestações de movimentos populares, pois a primeira máxima, para ti, há de ser: “Preserva-te a ti mesmo!”
V. Desconfiarás de todos e todas que criticam o sistema e questionam acerca das causas da pobreza, pois ainda existem muitos comunistas disfarçados e revoltados por aí que não reconhecem que “nosso Deus é um Deus da ordem e não da desordem”.
VI. Não emprestarás teu ouvido a quem ti falar de “opção pelos pobres”, pois Deus não conhece preferência e ama a todos igualmente.
VII. Não se afligirá teu coração diante do choro de uma criança faminta e maltratada, do adolescente precocemente vitimado pela droga ou do presídio superlotado em rebelião, pois o mundo sempre foi assim: “não há nada de novo debaixo do sol!” Consolar-te-ás sabendo que a figura deste mundo passará; até lá, te exercitarás na confiante espera do Senhor.
VIII. Permanecerás, o maior tempo possível, no recinto sagrado, pois o mundo lá fora já se esqueceu de Deus e está sofrendo o seu merecido castigo. Tu, porém, te abrigarás à sombra do altar.
IX. Não deixarás de levar tua oferta generosa ao altar do Senhor, para que não venham a lhe faltar as bênçãos e graças do Altíssimo. Lembrar-te-ás que Deus ama especialmente os dizimistas...
X. Não perderás nenhum show do seu padre-cantor favorito, pois é naqueles momentos que teu coração se aquece e exulta, e todos os problemas da vida desaparecem como em um ato mágico. Prostrar-te-ás diante dos cantores religiosos como sendo os novos profetas de Deus, enviados para o nosso tempo.


Carlo Tursi, teólogo, membro de “O GRUPO” e da Coordenação Arquidiocesana das CEBs

Um comentário:

  1. muito boa!
    vale a pena ter alguém nos ajudando a repensar um cristianismo/uma teologia fundadas em "abrobinhas"- religião inútil.
    Parabéns! estamos, como Igreja, necessitados de uma crítica como essa.

    ResponderExcluir